Proposta
de redação
PROFESSORA:
EMANUELA FALEIRO
ALUNO
(A):_______________________________________________________________________________
SÉRIE:
3º ANO EM TURMA:_________
Texto
1
Pintura de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), um
dos principais pintores das condições dos escravos no Império
do Brasil (Wikimedia Commons)
Texto
2
O
Brasil era o último país do mundo ocidental a eliminar a
escravidão! Para a maioria dos parlamentares, que tinham se
empenhado pela abolição, a questão estava encerrada. Os
ex-escravos foram abandonados à sua própria sorte. Caberia a eles,
daí por diante, converter sua emancipação em realidade. Se a lei
lhes garantia o status
jurídico de homens livres, ela não lhes fornecia meios para tornar
sua liberdade efetiva. A igualdade jurídica não era suficiente para
eliminar as enormes distâncias sociais e os preconceitos que mais de
trezentos anos de cativeiro haviam criado. A Lei Áurea abolia a
escravidão, mas não seu legado.
Trezentos
anos de opressão não se eliminam com uma pena. A abolição foi
apenas o primeiro passo na direção da emancipação do negro. Nem
por isso deixou de ser uma conquista, se bem que de efeito limitado.
(Emília
Viotti da Costa. A abolição, 2008.)
Texto
3
O
Instituto Ethos, em parceria com outras entidades, divulgou um estudo
sobre a participação do negro nas 500 maiores empresas do país. E
lamentou, com os jornais, o fato de que 27% delas não souberam
responder quantos negros havia em cada nível funcional. Esse dado
foi divulgado como indício de que, no Brasil, existe racismo. Um
paradoxo. Quase um terço das empresas demonstra que “cor” ou
“raça” não são filtros em seus departamentos de RH e,
exatamente por essa razão, as empresas passam a ser suspeitas de
racismo. Elas são acusadas por aquilo que as absolve. Tempos
perigosos, em que pessoas, com ótimas intenções, não percebem que
talvez estejam jogando no lixo o nosso maior patrimônio: a ausência
de ódio racial.[…]
(Ali
Kamel. “Não somos racistas”. www.oglobo.com.br, 09.12.2003.)
Texto
4
Na
ausência de uma política discriminatória oficial, estamos envoltos
no país de uma “boa consciência”, que nega o preconceito ou o
reconhece como mais brando. Afirma-se de modo genérico e sem
questionamento uma certa harmonia racial e joga-se para o plano
pessoal os possíveis conflitos. Essa é, sem dúvida, uma maneira
problemática de lidar com o tema: ora ele se torna inexistente, ora
aparece na roupa de alguém outro.
É
só dessa maneira que podemos explicar os resultados de uma pesquisa
realizada em 1988, em São Paulo, na qual 97% dos entrevistados
afirmaram não ter preconceito e 98% dos mesmos entrevistados
disseram conhecer outras pessoas que tinham, sim, preconceito. Ao
mesmo tempo, quando inquiridos sobre o grau de relação com aqueles
que consideravam racistas, os entrevistados apontavam com frequência
parentes próximos, namorados e amigos íntimos. Todo brasileiro
parece se sentir, portanto, como uma ilha de democracia racial,
cercado de racistas por todos os lados.
(Lilia
Moritz Schwarcz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário, 2012.
Adaptado.)
A
partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua
portuguesa sobre o tema “O
LEGADO DA ESCRAVIDÃO E O PRECONCEITO CONTRA NEGROS NO BRASIL”
apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções:
1.
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2.
O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em
até 30 linhas.
3.
A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada
“insuficiente” e receberá nota zero.
4.
A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5.
A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite
os direitos humanos receberá nota zero.
6.
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação
ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Critérios
avaliados:
Competência
1:
Dominar a modalidade padrão da Língua Portuguesa.
(200):__________________________________________________________________
Competência
2:
Compreender a proposta da redação e aplicar os conceitos das várias
áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. (200):
_____________________________________________________________________________________
Competência
3:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,
opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (200):
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Competência
4:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
para a construção da argumentação.
(200):__________________________________________________________________________________________________________________________
Competência
5:
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
(200):____________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário